top of page

MINICURSOS

1. Convergências entre a proteção internacional do meio ambiente e a dos direitos humanos, e seus impactos sobre a Amazônia (Profª Camila Lippi/UNIFAP)

Este minicurso tem como objetivo avaliar de que forma a proteção internacional dos direitos humanos e a do meio ambiente convergem. Nesse sentido, o curso abordará a formação da normativa internacional de proteção dos direitos humanos, e a do sistema internacional de proteção do meio ambiente. Em seguida, estudar-se-á como essas temáticas convergem, tomando-se como exemplo o case law de organismos dos sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos. Finalmente, será apresentado de que forma a convergência entre as duas temáticas tem impacto na Amazônia.

2. Governança Global e processo de democratização das tomadas de decisão (Profª Paula Bastone/UNIFAP)

Análise do conceito de governança global, seu histórico e sua aplicabilidade na Amazônia e no Brasil. Exame de sua relação com a estrutura, funcionamento e atuação dos principais atores da sociedade civil – movimentos sociais, Organizações Não-governamentais, e empresas - e do sistema político local, assim como de atores governamentais como Estado e Organizações Internacionais.

3. Os assuntos inacabados das Relações Internacionais com a colonização: A exclusão social dos povos indígenas e o atraso moral da sociedade internacional  (Profº João Urt/UFGD)

Nos dias de hoje, povos indígenas em todos os continentes enfrentam situações de desvantagem em relação às sociedades colonas que se instalaram sobre seus territórios. Na maioria desses casos, essa desvantagem se manifesta como grave exclusão social e pobreza.

Para entender esse fato, desenvolve-se o argumento de que a expansão da sociedade internacional europeia levou ao ocultamento das soberanias indígenas tradicionais e, ao longo dos séculos, à exclusão social dos povos indígenas. A cada onda de expansão da sociedade internacional correspondeu uma onda de empobrecimento para as sociedades indígenas sob a guerra de Conquista. 

Busca-se identificar os principais processos por meio do qual esses fenômenos estão vinculados, tais como a difusão do modelo europeu de estados nacionais soberanos e a indigeneização de algumas das sociedades colonizadas.

Vai-se abordar o tema em quatro partes: 1. formação e expansão da sociedade internacional; 2. a entrada de países ex-coloniais na sociedade internacional e o início do colonialismo interno: Brasil e outros casos; 3. a situação atual dos povos indígenas nesses países; 4. a história da Conquista dos povos Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul (de 1530 aos nossos dias) e sua situação atual de exclusão social.

4. Narcotráfico e segurança: entre militarizações e alternativas (Profº Thiago Rodrigues/UFF)

Desde os anos 1970, a política de "guerra às drogas" capitaneada pelos Estados Unidos mobilizou o emprego de militares no combate ao narcotráfico por toda América Latina e Caribe. O modelo militarizado, no entanto, não colocou fim ao potente negócio ilegal, provocando múltiplas adaptações nessa economia clandestina. O minicurso busca apresentar a história política da "guerra às drogas" e suas principais implicações em termos de segurança para a América Latina, com foco nas singulares experiências de México, Colômbia e Brasil.

 

bottom of page